Elaboração de Anteprojetos

O processo de adesão de uma Organização aos serviços de conectividade de escopo estadual da Infovia Potiguar, geralmente se inicia a partir de um contato da Organização com o NOC (Centro de Operações de Rede) estadual, que está hospedado no Núcleo de Redes Avançadas da UFRN.

Neste primeiro contato, procura-se identificar a demanda da Organização, em termos das unidades de interesse que se pretende interligar, com seus endereços, geolocalização e capacidade de banda pretendida. A Organização é então orientada a formalizar esta solicitação, através de um documento encaminhado à coordenação do NOC estadual, de forma a registrar as informações referentes ao serviço de conectividade desejado.

Com base nestas informações, a equipe técnica do NOC estadual passa então a realizar estudos técnicos preliminares, para determinar quais as melhores soluções para interligação das unidades indicadas, de forma a atender a capacidade de banda pretendida. Estes estudos procuram identificar, a partir do endereço das unidades da Organização, as localizações do cabeamento instalado mais próximas para interligação destas unidades. Para a realização destes estudos, são utilizados sistemas de georreferenciamento (Geogrids Maps e Google Earth) e software para elaboração de desenhos técnicos (AutoCAD).

Definida a melhor solução para atender a demanda da Organização, é produzido então um anteprojeto com as seguintes informações:

  • Proposta de interligação das unidades de interesse, de forma a construir uma rede corporativa para a Organização Usuária;
  • Trechos de “última milha” que precisarão ser construídos para acesso destas unidades ao cabeamento instalado das redes que compõem a Infovia Potiguar;
  • Estimativa de custo para a construção dos trechos acima citados;
  • Estimativa de custo mensal para manutenção e operação da rede corporativa, através do NOC estadual, após o término da sua construção.

O anteprojeto elaborado é então encaminhado à Organização Usuária, para análise e confirmação de interesse.

A construção dos trechos de “última milha” indicados é de responsabilidade da Organização Usuária, que pode utilizar o Anteprojeto para orientar a contratação desta obra junto às empresas do ramo.

Durante o período de construção dos trechos de acesso à rede estadual, deve-se encaminhar a celebração de um Acordo de Cooperação entre a Organização Usuária e a UFRN, relativo à manutenção e operação da rede corporativa através do NOC estadual, de forma a poder ativar esta rede, tão logo sua construção seja finalizada.