Conectividade

A Infovia Potiguar proporciona serviços de conectividade de rede banda larga e de alta capacidade para o Rio Grande do Norte, através de uma infraestrutura de comunicação óptica segura e confiável, com baixa latência e alta disponibilidade.

Sobre a infraestrutura física da Infovia Potiguar, totalmente composta por cabeamento óptico, foram configuradas três redes estaduais para atender diferentes classes de instituições clientes:

  • A Rede de Governo RN interliga unidades do Governo Estadual, a exemplo de escolas públicas estaduais, hospitais estaduais, delegacias e outros órgãos de Segurança Pública, Centrais do Cidadão e outras. Para estas unidades, a rede Infovia Potiguar proporciona serviço de transporte de dados até o NOC da rede do Governo, que se encontra no Centro Administrativo, na capital do estado (Natal);
  • A Rede Acadêmica RN interliga instituições autorizadas pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) que, em geral, são Instituições de Ensino Superior (IES) e instituições de pesquisa que compõem o sistema brasileiro de Ciência e Tecnologia. Para estas instituições, a Infovia Potiguar provê serviço de acesso à Internet a partir do PoP-RN, localizado em Natal, e que está conectado ao backbone da RNP (Rede Ipê);
  • A Rede GigaRN, que atende a outras instituições clientes ligadas aos governos municipais e outros órgãos, que venham integrar a rede, em busca de conectividade física dentro de sua área de abrangência geográfica.

Os serviços de conectividade física proporcionados às instituições aderentes às redes da Infovia Potiguar podem ser utilizados para duas finalidades:

  1. Construir uma rede corporativa para estas instituições, interligando unidades situadas em diferentes locais (também chamado de serviço de conectividade multiponto, ou serviço E-LAN), ou

  2. Interligar uma unidade da instituição a um provedor de serviços, por exemplo, um provedor de acesso a Internet (também chamado de serviço ponto-a-ponto, ou serviço E-LINE).

Dependendo da localização das unidades que estão sendo interligadas, estes dois tipos de serviços podem se caracterizar ainda por dois tipos de escopo:

  • Os de escopo local, quando as unidades interligadas se encontram na mesma cidade. Em todas as cidades contempladas pela Infovia, a interligação pode ser feita através do anel de backbone, que interliga instituições com maior demanda de banda de comunicação (conexões que podem chegar até 1 Gbps), ou através de uma rede passiva de acesso, construída a partir do anel metropolitano, para atender às demais instituições, através de conexões que podem variar de 5 Mbps a 200 Mbps ou mais, a depender da necessidade do cliente;
  • Os de escopo estadual, quando as unidades interligadas se encontram em cidades diferentes. Neste caso, para escoamento do tráfego entre duas ou mais redes metropolitanas, utiliza-se a rede estadual que conta com a capacidade atual de 40/100 Gbps, podendo futuramente ser ampliada para 200 Gbps. Nesse caso, é garantido o isolamento de tráfego entre os clientes para maior segurança de dados.

O acesso à Internet para as instituições conectadas através da Rede GigaRN utiliza basicamente o serviço de conectividade ponto-a-ponto, interligando o Centro de Processamento de Dados (CPD) da instituição diretamente a um Provedor de Acesso à Internet anteriormente contratado ou utilizando o serviço de transporte de dados até o Ponto de Troca de Tráfego (PTT), implantado nas instalações do PoP-RN em Natal, para que, a partir do PTT possa contratar um dos diversos provedores comerciais que prestam serviço de acesso à Internet.