Terceira etapa da Infovia Potiguar
A terceira etapa da Infovia Potiguar tem por objetivo ampliar ainda mais a cobertura da rede no Estado, tentando chegar a todos os municípios do RN, mas preservando a solução de governança adotada nas duas etapas anteriores.
A solução encontrada mais uma vez se baseou na experiência da equipe da UFRN para ampliar a Rede GigaNatal: é possível manter a estrutura de gestão instalada, caso a ampliação da rede aconteça nos municípios próximos às cidades polo, ou seja, as cidades onde se encontram instalados os Centros de Operações de Rede (NOC) de cada região.
Assim, esta foi a estratégia utilizada na condução dos estudos preliminares para a terceira etapa da Infovia Potiguar:
- Considerar como cidades-polo as 21 (vinte e uma) cidades onde foram instaladas redes metropolitanas nas etapas 1 e 2 da Infovia: nestas cidades já devem ter sido implantados NOC’s (Centros de Operação de Rede), com uma equipe técnica responsável pela governança das redes metropolitanas;
- Construir redes nos municípios vizinhos a estas cidades-polo, de forma a ampliar a área de cobertura e mantendo a governança da rede ampliada no NOC já instalado;
- As redes ampliadas no entorno de cada cidade-polo devem chegar, em cada município, até o prédio onde se encontra instalada uma unidade do Governo estadual ou, em sua ausência, até o prédio da Prefeitura local. Serão incluidos equipamentos ativos de rede para interligar o NOC na cidade-polo a cada uma das terminações nas cidades vizinhas;
- Opcionalmente, pode-se prever uma quantidade média de cabos de fibra óptica, para implantar uma rede em cada cidade interligando os principais prédios da administração municipal.
As estratégias recomendadas para a construção, governança e sustentabilidade das redes são as mesmas utilizadas nas etapas anteriores. Entretanto, para a construção das redes, nesta etapa, o Governo estadual conta com mais um recurso, que permite reduzir os investimentos necessários por parte do setor público, que são as fibras excedentes das redes construídas nas duas etapas anteriores: seria possível incluir estas fibras excedentes na negociação com as empresas para a construção compartilhada das redes da terceira etapa.
No momento, estão sendo conduzidos os primeiros estudos preliminares com vistas à elaboração dos projetos básicos da terceira etapa da Infovia Potiguar. Nestes estudos iniciais, realizados como mero exercício de investigação da estratégia proposta, foram consideradas as ampliações de rede no entorno das cidades de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó.
No âmbito desse projeto, está prevista a continuação dos estudos preliminares para as 18 cidades-polo que ainda faltam, e a elaboração dos projetos básicos para todas estas redes ampliadas. Ainda não é possível, neste momento, determinar se essa estratégia permitirá atingir 100% de cobertura dos municípios do RN: o escopo da cobertura no Estado só será conhecido após a conclusão de todos os estudos preliminares. Caso a cobertura total, através desta rede óptica, não atinja todos os municípios do Estado, deve-se buscar outro tipo de solução para completar a rede estadual, conforme se discute a seguir. Os municípios que ficarem fora da cobertura da rede óptica seguramente serão municípios isolados geograficamente, com difícil acesso. Em geral, estas são localidades de baixa densidade demográfica. Entretanto, estas localidades não precisam ficar desconectadas da rede estadual: é exatamente para este tipo de localidade que se recomenda o acesso através de redes de satélite. Assim, caso se verifique a ocorrência desta situação, após a conclusão dos estudos de implantação da terceira etapa da Infovia Potiguar, deve-se elaborar um projeto de interligação dos municípios pendentes através da rede de satélite disponibilizada pelo Governo federal/Telebrás, integrando o acesso destes municípios à rede estadual implantada.
Mesmo sem ter certeza da cobertura final da rede óptica, os números que temos no momento mostram que as estratégias adotadas são bastante promissoras, pois somente com as três ampliações indicadas já é possível atingir quase 78% da população do Estado. Assim, com a conclusão dos estudos para implantação de mais 18 redes ampliadas, estima-se atingir um percentual próximo à cobertura integral do Estado.
Os gráficos a seguir mostram a evolução da cobertura da população e dos municípios do Estado após cada etapa implantada da Infovia Potiguar.
Somente com as três primeiras redes previstas nesta terceira etapa, 57 dos 167 municípios do Estado estarão beneficiados e quase 80% da população será atendida.